Quem Somos

Quem é Cordel Anarquista?

É um meio de comunicação anarquista, que tem como objetivo contribuir para a organização e luta anarquista, combatendo as diversas formas de opressões, tanto macro (capitali$mo, e$tado, governos) como as opressões que acontecem no micro( machismo, racismo, homofobia, autoritarismo etc), tendo a luta pela diversidade e liberdade plena de todxs xs seres (humanx, animal) como nossa principal bandeira. Buscamos utilizar uma linguagem que seja mais acessível para todxs.

Quando surgiu?

Durante alguns anos (2011-2016) se chamou Cordel Libertário, e tinha como sua principal atividade a gestão da Rádio Cordel Libertário, que de 2011 a 2014 esteve bastante ativa e contou com uma programação bastante variada, trazendo para entrevista ao vivo coletivxs e individuxs de várias partes do bra$il e do mundo, e que os áudios ainda podem ser escutado no próprio site da Cordel Anarquista. Além da rádio a Cordel também teve envolvida com a “Banquinha Libertária: A propriedade é um Roubo” e com os “Debates Libertários”, onde a maior parte das edições ocorreram em salvador/ba e região metropolitana.

Foi no inicio de 2016 que veio a necessidade de mudar o nome para Cordel Anarquista, retirando a palavra “libertário”, para que não caísse em confusões sobre os princípios que orientam a cordel anarquista. E também foi nesse mesmo período que ampliasse o foco da Cordel, sendo agora não só uma rádio mas um meio de comunicação anarquista que envolve a mídia escrita e falada.

Conheça os Principios da Cordel Anarquista AQUI